Braga, sexta-feira

Rio defende valorização das autoridades locais

Regional

02 Julho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, defendeu, ontem, que a Europa deve fortalecer a sustentabilidade e valorizar autoridades locais.

O presidente da Câmara Municipal de Braga e membro do Comité das Regiões da União Europeia (UE), Ricardo Rio, defendeu, ontem, em sessão do plenário, que “a Europa tem de fortalecer o seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável e de valorizar o papel das autoridades locais”.


“Como presidente de câmara, estou totalmente empenhado em implementar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na minha realidade local e em promovê-los no contexto da UE, de forma a garantir, numa perspectiva multinível, que estes são verdadeiramente implementados”, garantiu o autarca bracarense.


Ricardo Rio foi o relator seleccionado para elaboração de um relatório sobre a implementação dos ODS na UE, tendo a sua opinião expressa nesse mesmo relatório sido aprovada neste plenário e adoptada pelo Comité das Regiões. 


O presidente da Câmara de Braga afirmou no plenário que a ausência de referências claras aos ODS e a falta de envolvimento das cidades e regiões nos planos de recuperação nacionais ´podem comprometer a capacidade de superar a pandemia, efectuar uma recuperação sustentável e concretizar a transição verde e digital.


É precisamente com esse fim que os líderes locais e regionais europeus apelam para que os ODS voltem ao topo da agenda da União Europeia, solicitando às instituições da UE e aos Estados-Membros que garantam a sua implementação até 2030. 


Esse mesmo apelo foi deixado por Ricardo Rio durante o Fórum Económico de Bruxelas, que decorreu recentemente. O autarca participou num painel dedicado ao tema da recuperação pós-pandemia, ao qual se juntou também Viveka Palm, que assume o cargo de directora do Departamento de Estatísticas do Eurostat. 


A iniciativa, organizada pela Comissão Europeia, reuniu decisores políticos e influenciadores, contando com a participação de oradores de alto nível, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, a Chanceler Alemã, Angela Merkel, ou a Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. 


Ricardo Rio voltou a destacar a importância das cidades e regiões na implementação dos ODS, lembrando que a OCDE estima que 65 por cento dos ODS requerem o envolvimento de regiões e cidades para serem implementados.

Deixa o teu comentário