Braga, quarta-feira

Russo Iskander Yadgarov e Solange Jesus vencem Meia-Maratona Manuela Machado

Desporto

23 Janeiro 2023

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

A 24.ª edição da prova que homenageia a maratonista olímpica registou uma forte adesão, no tiro de partida à Cidade Europeia do Desporto 2023, em Viana do Castelo. Solange venceu a corrida pela terceira vez e deixou uma sugestão à Federação.

Depois da gala da véspera, que marcou a abertura da Cidade Europeia do Desporto 2023, a 24.ª edição da Meia-Maratona Manuela Machado abriu a lista de mais de 365 eventos previstos até ao final do ano. O atleta russo Iskander Yadgarov, que cortou a meta ao cabo de 1:04:16, venceu na vertente masculina, com Solange Jesus, do Feirense, a destacar-se entre as atletas femininas, vencendo a prova pela terceira vez, desta feita com um tempo de 1:12:11.

“É a minha terceira vitória consecutiva.Vinha com essa ambição de vencer mas também tinha atletas válidas que me podiam fazer frente. Na semana passada tive um contra-tempo, apanhei Covid. Felizmente não me afectou. Consegui fazer a prova no meu ritmo normal e estou muito feliz”, destacou Solange Jesus, que aproveitou o momento para deixar uma sugestão.

“A organização, como sempre, está de parabéns, porque não há mesmo nada a apontar. A única coisa que eu referencio é que nós temos organizações muito válidas em Portugal. Não é uma crítica, mas apenas uma sugestão, porque nós, atletas, também precisamos que as provas tenham a pontuação da IAF (Fundação Internacional de Atletismo). Se estas competições não forem certificadas pela FPA (Federação Portuguesa de Atletismo), com juízes, nós estamos a competir e a fazer boas marcas em Portugal que quase não nos servem de nada”, explicou, acrescentando: “à parte disso, a organização está cem por cento de parabéns. Cada vez que venho a Viana fico impressionada, pelo público, pelo apoio, pelas pessoas… Esta gente é sempre muito carinhosa”, elogiou.

No pódio masculino ficou ainda o vianense Hélio Gomes, atleta do Sporting, no segundo lugar (1:04:31), e Fábio Oliveira (1:04:58), do Guilhovai, em terceiro. Já entre as femininas, Susana Godinho, também do Feirense, terminou no segundo lugar (1:12:23), com Carla Martinho, do RD Águeda, a fechar o pódio (1:13:07).

Manuela Machado, o rosto do evento, deu conta das exigências na organização de uma prova que contou com mais de quatro mil atletas de oito nacionalidades distintas.

“Foi um pouco complicado, porque esta Maratona foi preparada em conjunto com a Gala. Foram dois grandes eventos na mesma zona, mas tenho muita gente que trabalha comigo, muitos voluntários que me dão todo o apoio para que isto pudesse ter corrido bem. Pelo que vemos, foi um sucesso, as pessoas estão encantadas. Muitas delas dizem-me que bateram os seus recordes pessoais. Por exemplo, a terceira classificada, que tem 46 anos, disse-me que fez a marca pessoal dela aqui. Só posso estar satisfeita”, referiu a antiga maratonista olímpica.

Já Ricardo Rego, vereador do desporto, perspectivou um ano em cheio para o desporto do vianense. “Em termos desportivos foi a verdadeira inauguração para aquilo que vai ser um ano espectacular em Viana do Castelo, com todos estes eventos desportivos que nós queremos para dinamizar ainda mais o desporto no nosso concelho. A Manuela [Machado] está de parabéns e, para o próximo ano, temos de fazer uma festa em grande porque são 25 anos de prova e ela merece uma prova ainda maior.”

Deixa o teu comentário