Braga, sexta-feira

Salvador felicita Abel Ferreira, 'treinador à imagem do Braga'

Desporto

31 Janeiro 2021

Redação

O presidente do Sporting Clube de Braga, clube que Abel Ferreira treinou, deu hoje os parabéns ao técnico português pela conquista da Taça dos Libertadores de futebol ao serviço do Palmeiras, destacando a sua humildade, ambição e exigência.

O presidente do Sporting Clube de Braga, clube que Abel Ferreira treinou, deu hoje os parabéns ao técnico português pela conquista da Taça dos Libertadores de futebol ao serviço do Palmeiras, destacando a sua humildade, ambição e exigência.

“Fico feliz pelo facto do Abel ter conquistado esta importante prova internacional e não tenho dúvidas de que vai continuar a trilhar o seu caminho de sucesso. Parabéns!”, disse António Salvador num depoimento escrito recolhido pela Lusa.

O dirigente recordou a chegada do técnico a Braga, em 2014, para a equipa B e disse ter percebido, "desde cedo, que seria um treinador à imagem do Sporting Clube de Braga”.

“Humilde, ambicioso, exigente, metódico, estudioso e sempre à procura de evoluir. Sabia que, mais cedo ou mais tarde, iria acabar por chegar ao topo. Trilhou o seu percurso na equipa B e chegou, sem surpresa, à nossa equipa principal”, recordou.

Apesar de não ter vencido nenhum troféu, António Salvador destacou ainda o legado de Abel Ferreira à frente da equipa ‘arsenalista’.

“Não conquistou nenhum título, bem sei, mas isso não quer dizer que não tenha deixado um legado importante: foi com ele que o Sporting de Braga atingiu o maior número de pontos no campeonato [75, em 2017/18], contribuindo de forma decisiva para o crescimento do nosso clube”, lembrou.

António Salvador frisou que Abel Ferreira “saiu do clube quando tinha de sair, pois o PAOK fez uma proposta irrecusável”.

“Nunca tive dúvidas de que iria fazer um excelente trabalho, não apenas na Grécia, como também em qualquer outro país ou continente, como se está a provar no Palmeiras. O Abel Ferreira é mais um caso de sucesso de treinadores que passam por Braga e que atingem patamares de excelência internacional. Foi o caso, entre tantos outros, de Leonardo Jardim, de Jorge Jesus ou de Paulo Fonseca”, disse.

Abel Ferreira, que sucede a outro treinador português, Jorge Jesus, que ganhou pelo Flamengo na anterior edição, como vencedor da Taça dos Libertadores, chegou a Braga para treinar a equipa B em 2014/15.

O técnico assumiu em definitivo o comando técnico da equipa principal na parte final da época de 2016/17, mas a sua estreia como treinador da equipa principal, como interino, deu-se mais cedo nessa época, à 14.ª jornada, quando fez a transição entre José Peseiro e Jorge Simão e foi a Alvalade ganhar ao Sporting por 1-0.

Como jogador, Abel Ferreira representou o Sporting Cluibe de Braga durante uma época e meia: chegou em 2004/05, proveniente do Vitória de Guimarães, e saiu a meio de 2005/06 para o Sporting.

Na sua quinta final, o Palmeiras conquistou hoje a Taça dos Libertadores pela segunda vez na sua história, depois da conquista em 1999, então sob o comando de Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal, ao vencer o Santos, por 1-0, com um golo do suplente Breno Lopes, aos 90+9 minutos.

Deixa o teu comentário