Braga, quinta-feira

Saneamento ampliado em Apúlia, Belinho e Mar

Regional

12 Fevereiro 2021

Marlene Cerqueira

Município e Esposende Ambiente vão avançar com a ampliação da rede de saneamento em vários arruamento de Apúlia, Belinho e Mar.

Num investimento estimado de 410 mil euros, a Câmara de Esposende, em parceria com a Esposende Ambiente, vai avançar com a instalação de rede de saneamento e a consequente requalificação urbanística em diversos arruamentos de Apúlia, Belinho e Mar.


A intervenção — que não beneficia de qualquer investimento comunitário — vai abranger parte da Rua da Ponte Nova, a Travessa da Ponte Nova e parte da Travessa de São Miguel, todas em Apúlia, a Rua dos Portais do Poço, em Belinho e a Rua e Travessa Adfora, em Mar.


“Há muitos anos que a infra-estruturação destes arruamentos é reclamada pela população local e permitirá que 66 habitações fiquem ligadas à rede de saneamento, estimando-se que cerca de 200 habitantes possam ser directamente beneficiados”, explica a autarquia em comunicado.
 

Segundo a mesma fonte, actualmente, o concelho de Esposende apresenta uma taxa de cobertura de 85% ao nível da rede de saneamento básico, posicionando-se na linha da frente dos municípios do país, o mesmo sucedendo relativamente ao abastecimento de água, com uma cobertura na ordem dos 100%.


Apesar disso, existem ainda algumas zonas no concelho que carecem desta infra-estrutura “às quais não é possível para já atender, ou por estarem dependentes de investimentos da rede em alta, ou porque carecem de infra-estruturas técnicas de elevado custo, ou simplesmente porque o município e a empresa, sem qualquer tipo de apoio de fundos comunitários, não consegue fazer face a tão avultados investimentos”.

Deixa o teu comentário