Braga, sexta-feira

Sanjoaninas celebradas com gala e congresso

Regional

19 Junho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Apesar de as festividades do São João de Braga serem ainda de forma contida devido à pandemia, hoje decorre a Gala e o Congresso Sanjoaninos.

O programa festivo do São João de Braga “entre portas” está hoje repleto de iniciativas para celebrar com todos os bracarenses e visitantes a maior festividade da cidade. Neste segundo dia de celebrações, destaque para a realização do I Congresso Sanjoanino que vai elevar os festejos sanjoaninos que decorrem em todo o país e para a Gala Sanjoanina que vai ser protagonizada pela artista Ana Bacalhau, num concerto que promete ser memorável, às 21 horas, no Theatro Circo de Braga.

Neste primeiro Congresso Sanjoanino de Braga, que vai ter lugar a partir das 14 horas no Altice Forum Braga, serão exibidos as diversas festividades sanjoaninas realizadas um pouco por todo o país, tendo sempre como figura central o São João e evidenciando como estas festas fazem parte da cultura popular e tradicional dos portugueses em geral.

Do São João de Braga ao São João de Sobrado (Valongo), São João D’Arga (Caminha) às Cavalhadas de São João (Viseu) e ao São João do Porto, são vários os pontos do país onde habitualmente se festeja o São João.

No evento participam vários responsáveis pela organização de todas estas festividades sanjoaninas, demonstrando como elas são um dos expoentes culturais de Portugal, contando ainda com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, de um representante da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal e ainda do cónego Roberto Mariz, Jean-Yves Durant (CRIA-UMinho), José Alberto Sardinha (Universidade Lusófona) e de Luís Cunha (CRIA-UMinho).

Este dia festivo termina ao som animado de Ana Bacalhau, na Gala Sanjoanina, que promete animar o final da iniciativa, que tem como objectivo maior prestar a devida homenagem às entidades, figuras e associações ligadas à maior Festa Popular de Portugal, que é o São João de Braga. Refira-se que a Gala Sanjoanina, que vai já já na 5.ª edição, associa ao fundo solidário sanjoanino ao maior palco do ethos minhoto.

Deixa o teu comentário