Braga, segunda-feira

Saúde, emprego e dinheiro são votos para 2020

Regional

03 Janeiro 2020

Redação

Na entrada do ano novo, renovam-se votos de um ano melhor com novas resoluções.Saúde, emprego e dinheiro no bolso são os principais desejos para este ano de 2020.

Saúde, trabalho e dinheiro na carteira são os principais desejos para este novo ano. No segundo dia do ano, Sara Soares acompanhada das filhas espera que este seja um ano “tranquilo para toda a família, quer a nível de emprego, quer no percurso escolar das filhas”. Apesar do frio que se fazia sentir nas ruas da cidade, foram muitos os bracarenses e turistas, de várias nacionalidades, que quiseram aproveitar estes primeiros dias do ano para passear e ‘espreitar’ os saldos de Inverno nas lojas do centro.


À espera de um país mais próspero e evoluído, uma família do norte foi para a Suíça à procura de “uma vida melhor”. Saúde, reformas e salários confortáveis são as principais razões apontadas para viver na Suíça. “Aqui falta, sobretudo, organização”, apontaram todos os elementos da família, realçando “que lá o salário base mais baixo ronda os 3 mil euros, o que permite às pessoas viverem confortavelmente, pagar uma casa, um carro, fazer uma vida normal e sair”. E acrescentaram: “aqui em Portugal, a maioria dos jovens na casa dos 30 anos ainda vivem na casa dos pais porque não conseguem pagar uma casa, um carro e fazer uma vida normal. Já na Suíça, há políticas governamentais dirigidas às pessoas que têm por base uma preocupação social de que as pessoas consigam com um salário justo para viverem condignadamente”.
 

Oriundos do Brasil, Caroline Montone e Eduardo Nascimento estão a visitar Braga, pela primeira vez. “Conseguir um estágio, dinheiro e sucesso na vida” são os votos para 2020 de Caroline Montone que vive, actualmente, em França. Deslumbrado com a beleza da cidade, Eduardo Nascimento vai permanecer em Braga até Março. Como desejos para o novo ano, Eduardo espera “muita saúde, prosperidade, felicidade, muito estudo e viagens”.


Debaixo da Arcada, encontrava-se um grupo de amigos à conversa e que, habitualmente se junta no centro da cidade. “Saúde para todos” foi o desejo manifestado por todos os elementos deste grupo de bracarenses. O mais falador do grupo, José Cunha, espera para este ano de 2020 “muito amor, carinho, saúde e que caia o dinheirinho da reforma no final do mês”.
 

“É preciso que haja uma maior consciência cívica”
 

Pelas ruas da cidade, encontramos Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da Agere, que formulou como principal desejo para este novo ano “muita saúde para toda a família”. A nível profissional, apontou como objectivo a concretização de alguns projectos da Agere e da Braval relacionados com a recolha selectiva de lixo.


Rui Morais falou das preocupações ambientais que a Agere e a Braval têm como prioridade, mas lembra que cabe a cada um de nós zelar pelo ambiente. E nesse sentido “gostaria que em 2020 que agora começa houvesse uma maior consciência ambiental. A limpeza da cidade não se reflecte só na questão ambiental, mas é preciso que haja uma consciência cívica. As pessoas têm que ter consciência de que estamos cá para limpar aquilo que tem que ser limpo, mas não para limpar a sujidade que, muitas vezes, podia ser evitada”. Rui Morais referiu ainda que “a questão da economia circular deve ser acarinhada por todos e questão da limpeza é aquela que em todas as cidades é a mais observada por quem nos visita”.


O responsável da Agere e da Braval apelou também à preservação da água, lembrando que é “um recurso finito”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho