SC Braga-Benfica vai fechar o campeonato

Desporto

08 Julho 2024

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Guerreiros começam e terminam em casa. Clássico com o Vitória SC na quinta jornada. Famalicão e Gil Vicente arrancam com os ‘grandes’.

Foi com a chave 102.340 que ficou definido o calendário para a 91.ª edição do campeonato da I Liga.

O sorteio, com várias condicionantes à mistura, ditou que o SC Braga começará e terminará em casa, com Estrela da Amadora e Benfica, respectivamente. De resto, na jornada inaugural, nota para a recepção do Famalicão às águias e para a visita do Gil Vicente ao Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto, numa ronda marcada para o fim-de-semana de 10 e 11 de Agosto. Já Vitória SC e Moreirense começam o campeonato fora de portas, frente a Arouca e Farense, respectivamente.

De resto, nota para alguns destaques, que podem ser consultados no calendário acima: na quinta jornada há esse apaixonante clássico minhoto, entre o SC Braga e o Vitória SC (protegidos nas primeiras quatro rondas por se encontrarem por esta altura envolvidos nas eliminatórias europeias); precisamente na quarta ronda joga-se o primeiro duelo grande do campeonato, com o actual campeão nacional, o Sporting, a receber o FC Porto, numa jornada em que há dois dérbis do Minho: Gil Vicente-SC Braga e Vitória SC-Famalicão; especial atenção também para as jornadas 11 e 28, que reúnem dois jogos certamente muito apetecíveis: Benfica-FC Porto e SC Braga-Sporting.

De recordar que uma das condicionantes do sorteio ditava a impossibilidade de haver duelos entre Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga e Vitória SC logo após jornadas europeis, o que se confirmará.

Ainda antes da cerimónia ‘Kick-off’ arrancar, no Convento do Beato, em Lisboa, foram distribuídos os prémios colectivos e individuais referentes à última temporada, com o Gil Vicente a ser agraciado com o prémio Fair-Play da I Liga.

Deixa o teu comentário