Braga, quinta-feira

Seiscentos jogos de tabuleiro já chamaram mais de 2500 fãs à Ludoteca da Estufa

Regional

10 Agosto 2019

Redação

Até 15 de Setembro, a Associação Juvenil Cidade Curiosa tem as portas abertas da Ludoteca da Estufa, no Parque da Ponte. São mais de 600 jogos para experimentar e aprender a jogar.

Uns vão pela primeira vez, outros já são repetentes. Alguns foram com os centros de actividades e muitos já levaram as famí- lias para jogar. Os jogos de tabuleiro na Ludoteca da Estufa no Parque da Ponte já recebeu, desde o início de Julho, mais de 2500 pessoas, superando “largamente as expectativas” dos responsáveis da Associação Juvenil Cidade Curiosa, que está responsável pela dinâmica do espaço até ao dia 15 de Setembro, no âmbito de um protocolo com o Município de Braga.

“Quando as crianças voltam à Ludoteca da Estufa e vêm com as famílias é muito positivo, tal como as inúmeras mensagens que já recebemos a agradecer, porque gostaram muito da iniciativa”, assegurou a presidente da associação, Ana Cecília Gonçalves.

Todos os dias, os monitores escolhem um tema, associando de imediato inúmeros jogos. “Esta também é uma forma de mostrar a variedade que os próprios jogos têm, apostando aqui no trabalhar determinadas competências, nomeadamente, a análise, o raciocínio e a interpretação da informação”, explicou.

E o presidente da Assembleia Geral da associação, Alberto Pereira, destacou ainda o “papel fundamental” que o jogo de tabuleiro tem no exercitar da capacidade analítica, na organização da informação e na construção de uma solução para chegar à vitória”. E quando os pais questionam qual o melhor jogo para comprar a resposta é peremptória: “comprar um jogo que toda a família tenha prazer em jogar, o segredo aqui é que o jogo seja para toda a família”.

E na Ludoteca da Estufa não têm faltado famílias. Que o diga Ana Paula Silva, que tem ido com frequência, na companhia dos três filhos, à Ludoteca da Estufa. “A equipa é muito simpática e solícita. As monitoras, para além de ajudar a escolher os jogos, participam e brincam com as crianças e isso mostra a importância do jogo no seu todo, aplaudiu Ana Paula Silva, elogiando ainda “a forma como explicam as regras e a linguagem que ajustam à idade de cada criança”. Este projecto acaba por ser, ainda nas palavras daquela mãe, “uma mais-valia, porque não é só lúdico, há aqui há uma preocupação das monitoras em ensinar”.

E um dos filhos de Ana Paula Silva, Bernardo Silva, confirmou: “aqui passamos o tempo de forma muito divertida e tenho experimentado novos jogos, que são muito estimulantes e ajudam a treinar a concentração”.

Também Delfim Pires tem passado por ali muitos dias. “É uma forma muito divertida de passar as férias e assim não estou sempre em frente ao tablet ou à televisão”, confessou Delfim Pires, que tem como jogo preferido o ‘Caravela’, que é um jogo de estratégia. “Há muitos jogos que não conhecia, mas aceito sempre um bom desafio”, admitiu o pequeno, que tem “aprendido muito”, destacando também o espaço envolvente que “é muito agradável”.

Associação já tem jogos em plataforma digital

A lista dos jogos disponíveis pela Associação Juvenil Cidade Curiosa já ultrapassa os 600 jogos. “Já temos 588 jogos inseridos numa plataforma on-line, faltando ainda registar cerca de 30 jogos”, adiantou o presidente da Assembleia-Geral da associação, Alberto Pereira, evidenciando a “enorme oferta e variedade de jogos” para descobrir na Ludoteca da Estufa.

Alberto Pereira referiu que “as editoras também têm surpreendido, porque elas próprias têm desafiado e fazem chegar jogos novos à associação”, porque já perceberam “a pertinência deste espaço e a oportunidade que aqui têm em conquistar mais clientes”.

Este espaço, continuou Alberto Pereira, “a associação tem que se manter actual, já que este mercado é muito activo e há uma panóplia enorme de designers a criar novos jogos”.

Cidade Curiosa quer continuar dinâmica dos jogos todo o ano

Porque a “experiência-piloto”, que se está a viver na Ludoteca da Estufa e que resulta do protocolo entre a Associação Juvenil Cidade Curiosa e o Município de Braga, está a a ser “um sucesso”, “não faz sentido se realizar apenas nas férias, mas ser uma alternativa lúdica durante todo o ano”, desafiaram os responsáveis da associação juvenil, Ana Cecília Gonçalves e Alberto Pereira, confidenciando que “a resposta tem sido tão positiva”, que a associação está “esperançosa” que o projecto tenha “pernas para andar”.

A funcionar com horário alargado até 15 de Setembro, este espaço resulta da parceria estabelecida entre o Município de Braga e a Associação Juvenil Cidade Curiosa, pioneira no trabalho de divulgação e promoção dos jogos de tabuleiro. “Temos subido os degraus muito devagarinho e passados seis anos estamos neste espaço maravilhoso. Por isso, achamos que o trabalho só começa agora e dar vida e valorizar o Parque da Ponte e a Ludoteca da Estufa é o maior desafio que abraçamos”, constatou o presidente da Assembleia Geral da associação, Alberto Pereira, admitindo que é “uma responsabilidade muito grande”.

Já a presidente da associação juvenil acredita que este projecto vai continuar, até porque está “alinhavado” voltar a sentar com os responsáveis do Município de Braga quando terminar esta experiência. “Este protocolo começou a 1 de Julho e prolonga-se até 15 de Setembro e temos mesmo esperança que continue o resto do ano com a presença da associação na Ludoteca da Estufa aos fins-de-semana e dois dias por semana”, assumiu Ana Cecília Gonçalves. Mas Alberto Pereira logo lançou o repto para o protocolo se estender para três dias por semana.

Os números acabam por comprovar que este espaço “é pertinente e que faz todo o sentido existir e que é um espaço que as pessoas querem”. E Alberto Pereira justificou: “todos os dias aparecem pessoas novas e muitas delas não acreditam que temos um espaço deste género com uma panóplia de jogos para jogar de forma gratuita e ainda ter pessoas disponíveis para ensinar as regras dos jogos e jogar”.

Os responsáveis da associação aproveitaram para deixar um agradecimento a todos os voluntários que tornam este projecto possível: “tivemos, durante o mês de Julho, mais de 10 voluntários. Em Agosto estamos com quatro. Tivemos grupos muito grandes e sem os alunos e amigos da associação era impossível fazer o que estamos a fazer”.

Catarina Fonseca é uma das monitoras que ajuda todos aqueles que querem aprender a jogar. Na associação há dois anos, esta jovem já participou em inúmeras actividades promovidas pela Cidade Curiosa, admitindo que “está a ser uma experiência muito enriquecedora”. E Catarina Fonseca foi mais longe: “gosto bastante de jogar, mas descobri que os jogos têm outro mundo, que está relacionado com a interacção com as pessoas e, por isso, tem sido gratificante trabalhar com crianças, mas também com os adultos”.

Já Adelaide Rodrigues participa, pela primeira vez, numa iniciativa deste género, confidenciando que não gostava muito de jogos de tabuleiro. Mas já mudou de ideias. “Estou a aprender muitas coisas, sobretudo a lidar com crianças”, confessou a jovem, que já registous quase 600 jogos numa plataforma digital.

Deixa o teu comentário