Braga, sábado

Serviços de Acção Social procuram certificação FISU Healthy Campus

Regional

06 Janeiro 2021

Redação

SASUM candidatam-se a um selo de qualidade na área do desporto. Healthy Campus pretende ser um instrumento para facilitar a sinergia entre saúde pública e desenvolvimento sustentável.

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) aderiram ao programa de certificação mundial FISU Healthy Campus . Com a nomeação, em Outubro, de uma equipa responsável por todo o processo, os SASUM procuram um selo de qualidade na área do desporto.

O FISU Healthy Campus, criado pela Federação Internacional de Desporto Universitário, tem como objectivo evidenciar a importância da actividade física como meio de promoção do bem-estar, qualidade de vida e da saúde física e mental.

O programa visa a certificação das universidades no âmbito da saúde e bem-estar e a partilha de boas práticas a nível mundial.

Segundo o responsável do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, Carlos Videira, a candidatura ao programa pretende “evidenciar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de algum tempo a esta parte”.

Nesta fase inicial, a equipa de trabalho dos SASUM “tem feito várias reuniões no sentido de recolher evidências do que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos três anos e delinear um plano estratégico para os próximos anos, enquadrando a certificação do Healthy Campus como um elemento central”, referiu.

O responsável adianta também que será criada “uma comissão de acompanhamento responsável pela implementação e melhoria da abordagem ao Healthy Campus.

A avaliação das instituições de ensino superior é feita através de 100 critérios e diferenciada em cinco níveis de desempenho para atribuição do selo de qualidade.

Carlos Videira acredita que a certificação dos SASUM será uma realidade, devendo o processo de certificação ser submetido até Abril.

“Estamos certos que seremos certificados. No final do segundo ano de certificação, gostaríamos de atingir a certificação Platina, que é a certificação máxima do Healthy Campus”, adiantou o responsável do Departamento de Desporto e Cultura.

Deixa o teu comentário