Braga, sábado

Shakespeare em linguagem gestual é espectáculo poético

Diversos

05 Janeiro 2025

Redação

‘Ricardo III’, que o encenador Marco Paiva e a companhia ‘Terra Amarela’ apresentam no próximo 10 de Janeiro, no Theatro Circo, propõe, a partir do texto de William Shakespeare, um espectáculo em língua gestual portuguesa e espanhola, com um elenco de intérpretes dos dois países, legendado em português.

“Ricardo III é um real documento de propaganda, que prova que uma mentira, repetida mil vezes, se transforma numa oportuna verdade. E este não poderia ser um melhor espelho dos nossos dias: o que parece, não é. William Shakespeare oferece-nos de bandeja uma personagem virtuosa no discurso, hábil na dissimulação e profundamente amoral, que tratará de rasgar tudo o que se colocar entre ela e o lugar da sublimação do seu poder: o trono de Inglaterra”, sugere a sinopse do espectáculo que é apresentado como”poético, político e inclusivo, onde as palavras são substituídas pelo poder do gesto”.
 

“Ricardo III é um jogo, e é esse mesmo conceito que interessa nesta redescoberta do lugar teatral como lugar de espanto, garantindo que os que estão em cima do palco sejam a figura contrária. Daqui a 100 anos, algum autor escreverá que este espectáculo nunca aconteceu. É da responsabilidade de cada pessoa que entrar nesta sala não permitir que a História nos transforme em vento”, adianta o encenador sobre a representação que a ‘Companhia de Espectadores’ do Theatro Circo analisará na sessão já agendada para 18 de Janeiro.

Deixa o teu comentário