Braga, sexta-feira

situação epidemiológica continua a agravar-se no concelho de Braga

Regional

06 Junho 2021

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Em alerta, correndo o risco de não avançar ou mesmo de recuar no processo de desconfinamento, no concelho de Braga continuam a aumentar o número de novos casos e o de casos activos de Covid-19.

Subiu para 286 o número de casos activos de Covid-19 confirmados no concelho de Braga, onde mais de mil pessoas estão em vigilância activa por terem tido contacto de risco com alguém infectado.

De acordo com um ponto de situação epidemiológico feito pela autoridade de saúde e transmitido ao Município de Braga, anteontem, ao final do dia, Braga registava 286 casos activos, mais 93 do que no mesmo dia da semana passada.

Em vigilância activa estavam 1002 pessoas, sendo que 437 reportam-se a casos de contacto de risco na comunidade e 565 a casos em meio escolar.

Desde o início da pandemia, o concelho de Braga já registou 17.208 casos de Covid-19. São mais 187 do que no mesmo dia da semana passada.

Do total de infectados, 16.721 estão recuperados, mas há 201 mortes a lamentar.

O número de novos casos tem vindo a subir no concelho, que está já em ‘estado de alerta” e correndo o risco de não avançar ou mesmo recuar no processo de desconfinamento.
De acordo com a mesma fonte, em três dias (de 1 a 3 de Junho), o número de novos casos confirmados no concelho foi de 95 —foram confirmados 27 na terça-feira, 32 na quarta-feira e 36 na quinta-feira.

Segundo os últimos dados divulgados anteontem pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), a incidência de novos casos de Covid-19 no concelho de Braga estava nos 147 novos casos por 100 mil habitantes, portanto acima da linha de alerta.

Ricardo Rio já afirmou publicamente que “de acordo, com os dados que vão sendo recolhidos junto da Delegação de Saúde, este incremento de casos decorre de algum ‘relaxamento colectivo’, nas medidas preventivas do dia-a-dia, na sinalização e testagem atempada de pessoas sintomáticas e do deficiente reporte às autoridades de saúde de potenciais infecções”.

“Se cada um não fizer a sua parte, a situação só se pode agravar”, alerta o edil, que apela à população para que mantenha as regras de distanciamento, higiene e protecção individual. “Teste, se tiver sintomas, mesmo que ligeiros. Informe imediatamente todos os contactos próximos e as autoridades de saúde em caso de testar positivo”, apela o edil.

O aumento do número de casos tem sido associado sobretudo à população juvenil.

O autarca bracarense também já apelou a uma maior disponibilização de vacinas contra a Covid-19, para aumentar o processo de inoculação no concelho, uma vez que o centro de vacinação instalado no Altice Forum Braga tem capacidade e recursos humanos para vacinar mais pessoas.

Deixa o teu comentário