07 Dezembro 2022
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação a sete anos e meio de prisão de um homem que entre agosto e setembro de 2018 efetuou quatro roubos e cinco furtos na cidade de Braga.
Por acórdão de 09 de novembro, hoje consultado pela Lusa, o STJ refere que a pena aplicada é proporcional aos “comportamentos reiterados do arguido contra o direito”.
“É impensável qualquer redução das penas aplicadas a um arguido reincidente que levou a cabo as condutas, algumas delas com o emprego de violência contra as vítimas, durante o período de liberdade condicional e que posteriormente a estes factos já cometeu outros crimes da mesma natureza”, sublinha o acórdão.
O STJ diz ainda que há nas ações do arguido “um escalar de violência, de que só não resultaram lesões corporais mais graves por mero acaso”.
O arguido, de 39 anos, tem vários antecedentes criminais, designadamente por nove roubos.
O caso agora sentenciado pelo STJ diz respeito a furtos e roubos cometidos entre 4 de agosto e 14 de setembro de 2018, essencialmente em estabelecimentos comerciais, sendo as vítimas proprietários ou clientes.
Em dois dos crimes, as vítimas foram agredidas, com navalhadas e pontapés, tendo tido necessidade de tratamento hospitalar.
Em julgamento, o arguido disse não se recordar dos factos, alegando que estava sob o efeito de produtos estupefacientes e de medicação para a psicose de que padece.
Admitiu, no entanto, que, à data dos factos, não tinha rendimentos, sustentando o consumo através do “roubo”, mas sem que tivesse consciência do que fazia.
Para a medida da pena, o tribunal ponderou o grau “elevadíssimo” de ilicitude associado aos factos, sublinhando a “desenvoltura e o engenho demonstrados pelo arguido, a arquitetação revelada no modo de execução dos factos, a atuação em período noturno e o tipo de bens em causa”.
O tribunal sublinhou ainda o dolo “intenso” e a “gravidade significativa” das consequências dos factos, designadamente as lesões físicas e psíquicas que provocou em duas das vítimas.
O arguido tem ainda de pagar indemnizações de cerca de dois mil euros às vítimas.
07 Fevereiro 2023
Município de Barcelos promove aulas de exercício físico para a pessoas com mais de 65 anos
07 Fevereiro 2023
07 Fevereiro 2023
Homem de 71 anos morre em acidente com motocultivador em Ponte de Lima
07 Fevereiro 2023
Livro de jovem Ucraniana vai ser apresentado em Ponte da Barca
07 Fevereiro 2023
Hospital de Famalicão ganha novo acesso e parque de estacionamento
07 Fevereiro 2023
07 Fevereiro 2023
‘Descentrar’ leva eventos culturais a 16 Freguesias do Concelho
07 Fevereiro 2023
Deixa o teu comentário