Braga, terça-feira

Super computador de 26 toneladas da União Europeia vai ficar instalado no Avepark, em Guimarães

Regional

15 Fevereiro 2021

Redação

Equipamento permite executar 10 mil biliões de instruções por segundo e realizar simulações em todas as áreas da ciência e da investigação. O investimento ronda os 20 milhões de euros.

O super computador Deucalion, que foi adquirido pela União Europeia, vai ficar instalado no Avepark.


O equipamento pesa 26 toneladas e consome cerca de 1,7 MegaWatts de energia. Tem uma capacidade de processamento de 10 PetaFlops, ou seja, tem capacidade para executar 10 mil biliões de instruções por segundo. O investimento está orçado em 20 milho?es de euros.
 

 A vinda do super computador para o Avepark resulta da colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia com o município de Guimarães e a Universidade do Minho.
 

As três instituições já estabeleceram um memorando de entendimento, que permite a instalação do Minho Advanced Computing Centre (MACC) no Avepark, que vai gerir o novo supercomputador. A Câmara de Guimarães assumiu a aquisição do lote 15 no AvePark, incluindo o imóvel existente, destinado a alojar o MACC.


O supercomputador Deucalion chega ao abrigo da Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (EUROHPC), uma iniciativa da Unia?o Europeia criada em 2018 que visa tornar a Europa líder mundial no domínio da supercomputação.
 

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destaca que este equipamento “insere-se no envolvimento de Portugal na estratégia europeia de computação avançada e permitirá apoiar empresas de diferentes dimensões a tirarem partido das simulações computacionais para experiências morosas, dispendiosas, devido aos limites físicos da realidade. Ale?m disso, devera? ainda pautar-se pelo uso de unidades de produção de energia renovável, o que é de enorme relevância para o país e para Guimarães”.


O computador permite simulações em todas as áreas da ciência e da investigação.

Deixa o teu comentário