Braga, quinta-feira

Sustentabilidade das cidades inspira projectos científicos amigos do ambiente

Regional

28 Setembro 2019

Redação

A noite europeia dos Investigadores voltou, ontem, ao Altice Forum Braga, para dar a conhecer alguns dos projectos científicos desenvolvidos pela Universidade do Minho, mas dando também espaço às escolas locais para mostrar os seus.

O tema da ‘Sustentabilidade’ dominou a Noite dos Investigadores, que, ontem, se realizou, mais uma vez, no Altice Forum Braga, onde investigadores da Universidade do Minho e alunos do ensino secundário demonstraram alguns dos projectos que desenvolvem e que mostram que a Ciência está presente no nosso dia-a-dia, em cada passo que damos.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e a vereadora da Educação, Lídia Brás Dias, fizeram questão de passar também pelo evento, além dos muitos jovens e famílias que se sentiram atraídos pelo curioso mundo científico, espreitando alguns métodos, por exemplo, para perceber qual o melhor método de plantação ou fazer a própria pasta dos dentes ou um creme hidratante
José Brilha, coordenador do evento, indica que esta é uma iniciativa que acontece há vários anos em 30 países europeus, que tem como objectivo principal levar a Ciência para as pessoas. “Às vezes os cientistas estão nos seus laboratórios e o que produzem passa despercebido à maior parte das pessoas e esta é também uma oportunidade de chamar as pessoas para ver aquilo que eles estão a desenvolver”.

A‘Sustentabilidade e as Cidades’ foi o tema principal do evento. “Como a maior parte de nós vive em cidades, que estão a ficar mais difíceis de gerir, é imperativo usar todo o conhecimento científico que temos para criar cidades, onde as pessoas vivam o mehor possível e da forma o mais saudável possível”.

Para a vereadora da Cultura, “esta Noite Europeia dos Investigadores é já um evento marcante no arranque de cada ano lectivo, em que dá a conhecer a Ciência de uma forma mais simples, desmistificando esta área tão presente no nosso quotidiano”.

Deixa o teu comentário