Braga, quinta-feira

Treinador do Gil Vicente quer conquistar pontos frente a Rio Ave de 'qualidade'

Desporto

27 Novembro 2020

Redação

O treinador Ricardo Soares afirmou hoje que o Gil Vicente quer fazer "um bom jogo" e "conquistar pontos" diante de um Rio Ave com "qualidade", em jogo da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, no domingo.

O treinador Ricardo Soares afirmou hoje que o Gil Vicente quer fazer "um bom jogo" e "conquistar pontos" diante de um Rio Ave com "qualidade", em jogo da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, no domingo.

Duas semanas depois de ter substituído Rui Almeida, o técnico frisou que o plantel, ainda com o "processo de jogo" em fase de assimilação, está mais preparado para o duelo com os vila-condenses do que para o jogo da semana passada, que marcou a sua estreia, perante o Oleiros, na terceira eliminatória da Taça de Portugal - os gilistas venceram 4-2 no desempate por grandes penalidades.

"O Rio Ave não nos vai surpreender, porque a sua qualidade é evidente. Mas o mais importante é o nosso processo, e não abdicamos dele. Queremos fazer um bom jogo, mas, fundamentalmente, queremos conquistar pontos. Vamos entrar em campo com essa ambição", disse, na antevisão ao desafio, agendado para as 15:00 de domingo, no Estádio Cidade de Barcelos.

Ricardo Soares defrontou a formação da foz do Ave há um mês, na última partida em que liderou o Moreirense - derrota por 2-0 - e afirmou ter um "conhecimento total" sobre uma equipa que, habitualmente, "assume o controlo do jogo" e "tem mais posse de bola do que os adversários".

O treinador prometeu, contudo, que os homens de Barcelos vão "dividir" a iniciativa, tendo perspetivado duas equipas a "lutarem pela vitória até ao último segundo", independentemente de a exibição gilista ser "bem conseguida" ou não.

"Temos vindo a incidir o nosso trabalho numa organização defensiva que nos possa dar confiança para manter o resultado em aberto. Sempre lutaremos pela vitória. Espero um jogo bem conseguido. Se não for bem conseguido, espero pontos", esclareceu.

O Gil Vicente, reconheceu o treinador, vai demorar "três ou quatro semanas" a adquirir uma atitude que lhe permita "assumir os jogos" regularmente, devido à "falta de rotinas" que permita à equipa executar "em ‘piloto automático'".

"Nós, treinadores, vivemos de resultados. Temos de fazer tudo para vencer, não ultrapassando um processo que nos leva mais vezes a ganhar. Estamos a introduzir ideias e os atletas têm de pensar para executar. No futuro, vamos ser muito melhores", projetou.

Elogioso para com o desempenho dos jogadores nos treinos, quer pela "qualidade" demonstrada, quer pelo "empenho, dedicação e compromisso", Ricardo Soares adiantou que o Gil Vicente pretende, durante os jogos, alternar o sistema tático 3x4x3, trabalhado por Rui Almeida, com o 4x3x3.

"É importante dar corpo a esta ideia de jogo que se transforma em dois sistemas [táticos]. Mas as dinâmicas de jogo nada têm a ver com sistemas. Quero uma equipa eficaz a defender e concretizadora no ataque", explicou.

O Gil Vicente, 17.º e penúltimo classificado da I Liga, com cinco pontos, recebe o Rio Ave, sétimo, com 10, em jogo da oitava jornada, agendado para as 15:00 de domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Futebol do Évora.

Deixa o teu comentário