Braga, sexta-feira

Trilho convida a aventura pela Serra da Cabreira

Regional

02 Julho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

No próximo domingo há mais um Trilho com História para percorrer em 11 quilómetros de aventura pela Serra da Cabreira, em Vieira do Minho.

No próximo domingo, dia 4, há mais um ‘Trilho com História’ para percorrer a encosta Norte da Serra da Cabreira, em Vieira do Minho. A promoção de trilhos pedestres tem sido uma das apostas do município vieirense e este em especial é dinamizado pela ‘GlamTours’, prometendo aos caminhantes perder a vista sobre as paisagens das Serras da Cabreira e do Gerês.


A partida para uma aventura de contacto privilegiado com a Mãe-Natureza está marcada para as 9 horas, junto ao Baloiço da Serradela e é precisamente daí que os caminhantes partem para a descoberta de paisagens únicas verdejantes ao longo de um percurso de 11 quilómetros, onde será possível, quiçá, observar os típicos cavalos garranos, coelhos, perdizes vermelhas, aves de rapina, entre as quais a Águia-Real, que nidifica nas escarpas da Serra do Gerês.


Este trilho passa também pelo caminho medieval que ligava as povoações de Zebral a Espindo e seguia para a vila de Vieira e quase todo o seu percurso é lajeado, observando-se algumas marcas de rodados dos carros de gado.


O percurso passa, ainda, pela aldeia de Espindo, que se implanta a meio da vertente Norte da Serra da Cabreira, conservando as características de aldeia de montanha, com o aglomerado concentrado, onde são também visíveis bons exemplos de arquitectura vernácula, além dos espigueiros e moinhos, que contam a história associada à economia agrícola da população local.


O trilho termina no Parque de Merendas da Serradela para um piquenique para quem o desejar.


Quem quiser participar nesta aventura basta proceder à inscrição por via da ‘GlamTours’, que tem o custo de 12,5 euros, devendo levar equipamento apropriado para caminhada e material de protecção contra a Covid.

Deixa o teu comentário