Braga,

Turismo e natureza fazem dos Arcos de Valdevez um dos melhores Destinos Verdes da Europa

Regional

27 Agosto 2020

Redação

Reconhecimento foi feito pela Green Destinations Awards e teve em conta a inovação e as boas práticas na gestão do turismo da região. A valorização de um território sustentável é uma das apostas do município arcuense.

A ‘Green Destination Awards’ (programas de turismo ecológico) reconheceu o concelho dos Arcos de Valdeves como um dos melhores destinos verdes da Europa. A distinção teve em conta a inovação e as boas práticas na gestão do turismo, aliadas a uma política de sustentabilidade.


A posição foi adquirida em conjunto com a região do Alto Minho, através da candidatura apoiada pelo município e submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho ao programa ‘Green Destination Awards’.
 

O município de Arcos de Valdevez tem investido na valorização dos valores naturais e culturais, para promover um território mais sustentável.
 

“Esta distinção é o corolário de um trabalho que temos feito e resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em que nos posicionamos com alguns investimentos e em parceria com privados, para promover a região”, disse João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.
 

O autarca arcuense lembrou alguns dos investimentos feitos pela autarquia nas áreas do património e da cultura, como é o caso do Paço de Giela, da agenda cultural (com vários espectáculos na Casa da Cultura e noutros espaço municipais).
 

“Tudo isso foi um trabalho de grande proximidade com os agentes privados. Foram grandes acções de promoção do concelho e um trabalho em parceria com os privados que valoriza o património cultural e natural”, acrescentou João Manuel Esteves.


O edil dos Arcos de Valdevez espera, agora, que a distinção da ‘Green Destination Awards’ tenha um retorno mais efectivo a todos os níveis. “Receber um prémio numa altura como esta, em que estamos a recuperar de uma pandemia, é sempre bom. Esta distinção ajuda o turismo e isso tem efeitos noutras àreas como a agricultura, os produtos locais, o comércio ou a animação”, indicou João Manuel Esteves.
 

Recorde-se que os Arcos de Valdevez é um dos concelhos que integra a reserva Mundial da Biosfera através do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
 

A região do Alto Minho, que tem apostado no turismo de natureza e na construção de um território sustentável, foi a primeira NUT III de Portugal a ser recompensada com platina, de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável, tendo sido premiada, em 2019, com o galardão Platinum QualityCoast/Green Destinations Awards.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho