Braga, quinta-feira

Turismo Porto e Norte de Portugal é destino nacional convidado na BTL em 2020

Nacional

10 Dezembro 2019

Lusa

O Turismo do Porto e Norte de Portugal é o destino nacional convidado na 32.ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento que decorre em março de 2020, avançou hoje fonte oficial.

“O convite da BTL ao Porto e Norte para ser destino nacional, em destaque na sua edição de 2020, é o culminar de um excelente ano para esta região em termos de crescimento nos indicadores que medem o crescimento do turismo e mais um fator de motivação para todos os 'stakeholders' públicos e privados, que têm sido responsáveis pelos bons resultados alcançados em 2019”, disse à Lusa o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.
 

O Vale do Douro, classificado Património da Humanidade pela UNESCO desde 2001, com exemplares de arte rupestre no Vale do Côa, e a região berço do Vinho do Porto”, bem como o Minho, com os seus santuários marianos, pontes medievais, instâncias termais, praias atlânticas, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes e Caminhos de Santiago, são dois dos subdestinos que vão estar em destaque na BTL 2020, num ‘stand’ com 1.296 metros quadrados.
 

Os outros dois subdestinos em destaque na BTL vão ser o Porto, com o seu centro classificado Património da Humanidade, a festa do São João, as pontes, os mercados, as caves do Vinho do Porto e a gastronomia assente na dieta mediterrânea, e Trás-os-Montes, com o seu território “único pela grandeza”, onde se destacam as montarias de caça, passeios a cavalo e o queijo “terrincho” da ovelha Churra (raça autóctone).
 

À Lusa, o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, considerou que esta “nova aposta visa reforçar a diferenciação e excelência dos quatro subdestinos como referencial turístico associado à marca Porto e Norte, em diferentes ações de promoção e comunicação da oferta integrada deste destino”.
 

A TPNP vai estar instalada num espaço montado no Pavilhão 1 da BTL, que é o principal acesso àquela feira anual, o que permitirá “usufruir de uma implementação privilegiada numa perspetiva de inovação em termos de posicionamento da marca”, que congregas a oferta turística de 86 municípios.
 

O presidente da TPNP recorda que a região do Porto e Norte de Portugal foi a que registou em 2019, até ao momento, “o maior crescimento da atividade turística em Portugal”.
 

Em comunicado da organização, a gestora da BTL, Dália Palma, manifestou satisfação por poder contar com TPNP como destino nacional convidado, algo que tinha acontecido em 2011.
 

“Estamos particularmente satisfeitos por o Porto e Norte de Portugal voltar a ser destino nacional convidado da BTL”, referiu, assegurando que esta parceria “trará a Lisboa o que de melhor a região do Porto e Norte tem para oferecer em matéria do produto turístico de gastronomia, cultura de negócios e de vinhos”, sendo que um dos focos da 32.ª edição da BTL é o “enoturismo”.
 

A região Norte possui 25 sítios de área protegida, e que integram a Rede natura 2000, num total de 500 mil hectares, com cinco parques naturais, um parque nacional e três geoparques.
 

A região conta ainda com cinco lugares classificados Património Mundial pela UNESCO que são o Centro Histórico do Porto (1996), Vale do Coa (1998), Centro Histórico de Guimarães (2001), Alto Douro Vinhateiro (2001) e o Santuário do Bom Jesus de Braga (2001).
 

O Porto e Norte de Portugal cresceu, nos primeiros nove meses do ano, 9,6% em relação ao período igual do ano passado, somando 8,3 milhões de dormidas no total.

Deixa o teu comentário