Braga, quarta-feira

UMinho inova ao criar repositório de dados de investigação

Regional

16 Fevereiro 2020

Redação

Universidade do Minho volta a ser pioneira ao criar o Data RepositóriUM, um repositório de dados que é um novo serviço para partilhar, publicar e gerir dados de investigação.

Amanhã, dia em que assinala mais um aniversário, a Universidade do Minho apresenta publicamente o Data RepositóriUM, o repositório de dados da UMinho, um novo serviço para partilhar, publicar e gerir dados de investigação. Tal como há 17 anos com o RepositóriUM, a UMinho é pioneira na disponibilização de um repositório de dados de investigação para a sua comunidade.

Em comunicado, a Uminho explica que a gestão, abertura e partilha dos dados tem vindo a assumir uma crescente importância nas políticas e nas práticas de investigação no quadro da ciência aberta. A União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, definiu a obrigatoriedade da elaboração de planos de gestão de dados, bem como o depósito e partilha (com possibilidade de excepção) dos dados produzidos pelos projetos financiados. A UMinho, que foi pioneira no estabelecimento de um repositório institucional em 2003, e tem vindo a promover o acesso aberto e a ciência aberta, pretende agora consolidar um plano de intervenção para a gestão de dados de investigação, disponibilizando alguns serviços e ferramentas de suporte, como o Data RepositóriUM.

O Data RepositóriUM (datarepositorium.uminho.pt) foi estabelecido usando a plataforma open source Dataverse (dataverse.org), desenvolvida e disponibilizada pela Universidade de Harvard, e utilizada por mais de meia centena de instituições académicas e científicas de todo o mundo.

A sessão de apresentação conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, e acontece entre as 16 e as 17.30 horas, no Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho