Braga, sábado

Utentes do Instituto Novais e Sousa dão exemplo e limpam lixo no rio Este

Regional

06 Junho 2020

Redação

Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, os utentes e colaboradores do Instituto Novais e Sousa deram o exemplo e desceram ao rio Este, no troço que adoptaram como seu junto à Rua dos Barbosas, para limpar o lixo das suas margens.

No Dia Mundial do Ambiente, os utentes e alguns colaboradores do Instituto Novais e Sousa deram o exemplo à população bracarense e desceram, na manhã de ontem, ao rio Este, no troço junto à Rua dos Barbosas, para remover o lixo que se encontrava nas margens do troço que adoptaram para cuidar. “Temos que ajudar a tomar conta do nosso rio”, afirmaram os cuidadores, imbuídos do seu ‘espírito de missão’.

Duas vezes por ano, os adoptantes dos vários troços do rio Este são desafiados pelo Município de Braga a ajudar na limpeza e manutenção das suas margens, protegendo a sua fauna e vegetação ripícola.

Uma actividade que, ontem, contou também com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa, que, mais uma vez, fez questão de sensibilizar todos os bracarenses a cuidarem também do rio e do seu leito, que devem chamar as autoridades “na hora”, sempre que detectarem uma fonte de poluição, no sentido de que os infractores sejam descobertos.

“O grupo do Novais e Sousa participa sempre activamente nestas acções com grande alegria e vontade e esperemos que mais adoptantes de troços do rio Este façam também alguma limpeza nos seus troços durante o dia de hoje e de amanhã”.

Para além desta acção de limpeza no rio Este, a cargo dos utentes e colaboradores do Novais e Sousa e sob a liderança da sua directora, Lucinda Vilaverde, o Município de Braga dinamizou, ainda, algumas actividades lúdico-pedagógicas no Monte do Picoto com o objectivo de “sensibilizar à reutilização” e “valorizar cada vez mais o espaço”.

O vereador recordou que esta semana foram várias as actividades promovidas pela autarquia bracarense com vista à sensibilização ambiental, lembrando que, por exemplo, na segunda- -feira passada, precisamente no Dia Mundial da Criança e no âmbito da ‘Bandeira Azul’, foi também realizada uma outra acção de limpeza na Praia Fluvial de Adaúfe.

A propósito de sensibilização ambiental, o vereador avançou que o Município de Braga vai disponibilizar à comunidade educativa um filme com esse fim, que foi realizado em parceria com o Tin.bra. “Já tínhamos levado esta mensagem às nossas crianças através de uma peça teatral da companhia e agora apostámos neste projecto, com a realização de um filme para que possa chegar ainda a mais crianças pela mão das escolas”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho