Braga, quinta-feira

Vários distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima e vento

Nacional

07 Dezembro 2020

Lusa

Vários distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas, segundo o IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre 15:00 de hoje e as 15:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e até 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 12:00 de hoje e as 15:00 de terça-feira.
 

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
 

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1.200/1.400 metros de altitude a partir da tarde.
 

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte do Cabo Mondego a partir da tarde.
 

Nas terras altas, o vento será moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.
 

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior Norte e Centro e subida de temperatura, em especial da mínima.
 

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 5 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 8 graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Deixa o teu comentário