Braga, sexta-feira

Viana do Castelo conquista bandeira Verde Eco XXI para 2020

Regional

24 Dezembro 2020

Redação

Bandeira Verde Eco XXI, atribuida pela Associação Bandeira Azul, reconhece a participação e o empenho do Município de Viana do Castelo no programa ECOXXI que avalia 21 indicadores.

Viana do Castelo pode hastear a bandeira que reconhece o bom desempenho ambiental do município em prol do desenvolvimento sustentável.

Viana do Castelo é um dos 56 municípios aos quais a Associação Bandeira Azul atribuiu o diploma Bandeira Verde Eco XXI para 2020 reconhecendo a participação e empenho do município no programa.

Trata-se de um programa implementado desde 2005 – ano zero – pela  Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de  21 indicadores e 71 subindicadores  nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar.

São ainda considerados temas como: educação para a sustentabilidade; sustentabilidade em zonas balneares; cidadania, participação e governança; transparência, digitalização e conectividade: emprego; certificação de sistemas de gestão; ordenamento do território; conservação da natureza ; gestão e conservação da floresta; qualidade do ar e ambiente sonoro; água segura e qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores;  produção e recolha selectiva de resíduos urbanos;  mobilidade sustentável, agricultura e desenvolvimento rural sustentável, entre outros.

Deixa o teu comentário