Braga, sábado

Viana do Castelo já perspectiva cenário pós-pandemia

Regional

27 Abril 2020

Redação

Reunião com agentes económicos teve como objectivo preparar o cenário pós-pandemia e criar um programa de dinamização económica.

Preparar da melhor forma o cenário económico pós-pandemia e criar um programa de dinamização da actividade económica, da hotelaria, da restauração e das actividades tecnológicas e empresariais foi o objectivo da reunião promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com os agentes económicos.

O presidente da câmara, José Maria Costa, e o vereador do pelouro do Desenvolvimento Económico, Luís Nobre, vão agora fazer chegar os resultados e sugestões deste encontro ao Governo e ainda implementar programas e planos de acção para dinamização e reactivação de actividades económicas.

Apesar das medidas que o Governo tem vindo a implementar serem positivas, foram identificadas diversas dificuldades na legislação, sobretudo no que toca à aplicação do lay-off e ainda no mecanismo de financiamento de empresas através do crédito.

Da reunião, destaca-se ainda a necessidade de uma maior informação a ser dada aos sectores da advocacia e das empresas de gestão e contabilidade, que dão suporte sobretudo às pequenas e médias empresas.

Os intervenientes consideram ainda ser necessário criar um manual claro e objectivo sobre as regras de protecção individual e de distanciamento social. É também necessário o reforço da promoção dos produtos endógenos, garantindo um melhor escoamento dos pequenos produtores e agricultores.

Outra das necessidades sentidas tem a ver com as medidas de apoio ao sector do pequeno comércio, hotelaria e turismo a fundo perdido. Ficou ainda acordado criar e implementar um Plano de Comunicação e Marketing para o Alto Minho e para Viana do Castelo.

Projectos para o comércio electrónico e o roteiro das Lojas Memória estão em cima da mesa.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho