Braga, sexta-feira

Vimieiro acolhe Festival Folclórico com três grupos convidados

Diversos

19 Julho 2019

Redação

Certame, organizado pela Associação do Grupo Folclórico de Macada Vimieiro, tem lugar amanhã, junto ao Campo de Jogos da Freguesia.

É já este sábado que tem lugar a 11.ª edição do Festival de Folclore promovido pela Associação do Grupo Foclórico de Macada Vimieiro.


O certame, que terá lugar junto ao Campo de Jogos da freguesia, conta com a presença de três grupos convidados: as Lavradeiras do Vouga-Angeja, Albergaria-A-Velha (Aveiro); o Grupo de Danças e Cantares das Gamelinhas de Palme (Barcelos), o Rancho Folclórico de Elvas (Portalegre), além do grupo anfitrião.
 

O programa inicia pelas 20.30 horas, com o desfile etnográfico com todos os grupos participantes da Avenida Santa Ana em direcção ao Campo de Jogos de Vimieiro.



Meia hora mais tarde terá lugar a Imposição das Fitas Comemorativas e entrega de lembranças a todos os grupos participantes.
 

Nas últimas edições do festival folclórico, há sempre um tema associado, conferindo originalidade ao certame. O ciclo da cultura da batata, as vindimas, o pão e as culturas do centeio e do linho foram alguns dos temas recriados neste evento etnográfico que se pretende afirmar pela diferença.


Na edição deste ano será retratado o ciclo do linho com uma pequenada demonstração pelos responsáveis do grupo e alguns versos alusivos ao tema.


O Grupo Folclórico de Macada Vimieiro surgiu a 28 de Março de 2005 e já fez várias actuações levando, de norte a sul do país e também além-fronteiras, as belas danças e cantigas do Baixo Minho.