Braga, sexta-feira

Workshop nos jardins do Mosteiro de Tibães convida crianças a escutar o som das plantas

Regional

07 Julho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O desafio é lançado ao público infantil no âmbito da programação do Circuito - Serviço Educativo da Braga Media Arts, que vai dinamizar o workshop À Escuta das Plantas nos jardins do Mosteiro de Tibães, no próximo sábado de manhã.

Na manhã do próximo sábado, dia 10, todos os caminhos vão dar aos jardins do Mosteiro de Tibães, onde, os mais curiosos vão perceber como as plantas comunicam com as pessoas. A proposta é feita por Cláudia Martinho, arquitecta, artista sonora e investigadora na Universidade do Minho, que vai dinamizar o workshop ‘À Escuta das Plantas’.


A iniciativa é promovida no âmbito da programação do Circuito - Serviço Educativo da Braga Media Arts e trata-se de uma oficina que convida crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, a descobrir os sons que se escondem nas árvores e em outras plantas.


Recorrendo a diferentes dinâmicas como a caminhada sonora, a escuta activa e a interacção sensorial, ajudados por sensores de impulsos eléctricos e microfones de contacto, esta oficina tem por objectivo a consciencialização dos participantes para a importância da preservação do meio ambiente e para uma perceção da comunicação e interação das plantas com o Ser Humano.


Refira-se que Cláudia Martinho tem vindo a desenvolver uma prática experimental que cruza arte sonora, arquitectura, ecologia acústica, animismo e activismo, mostrando interesse particularmente pela cocriação espacial e sonora como ferramenta e acção transformadora, e desenvolve instalações sonoras, performances e oficinas, que incentivam a escuta ativa e o desenvolvimento do ser humano em convívio com a natureza. É também cofundadora da ‘Rural Vivo’ - associação cultural dedicada a atividades artísticas, educativas e ecológicas na Serra do Gerês, Reserva da Biosfera da UNESCO e autora do ‘Concerto para 2027 plantas’ - a instalação bioacústica que fechou a sessão de apresentação da Candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Deixa o teu comentário