Braga,

Zé Nuno Azevedo: Pela condição interna de cada equipa, SC Braga parte em vantagem

Desporto

26 Maio 2020

Redação

Luta pelo 3.º lugar vai aquecer a partir da próxima semana. Zé Nuno Azevedo vê nos 4 pontos de avanço sobre o Sporting uma vantagem relativamente confortável. Calendário(s) também pesam na equação, assim como o turbilhão que os leões vivem.

O treinador Custódio não quererá, certamente, que os jogadores do SC Braga olhem para estes dados que aqui publicamos como sendo algo já adquirido, mas a verdade é que, pesadas todas as variáveis, o resultado final aponta para que os Guerreiros do Minho terminem mesmo o campeonato no tão desejado 3.º lugar, vencendo a luta ao mais directo concorrente, o Sporting. Mas, afinal, como é que chegamos a essa conclusão? Pedimos ajuda a um especialista, Zé Nuno Azevedo (antigo lateral-direito do SC Braga), que quase nos ajudou a ‘confirmar’ as suspeitas.

A classificação actual da I Liga mostra que os arsenalistas têm uma vantagem de quatro pontos para os leões e, aliado a esse facto, está também a vantagem no confronto directo que os minhotos têm sobre os lisboetas (derrota 2-1 em Alvalade e vitória 1-0 em Braga).

“O SC Braga está numa zona de conforto, mas sabe que não pode relaxar, sabe que ainda não está ganho, mas de qualquer das maneiras tem uma margem de erro maior do que a do Sporting. Não sendo uma vantagem definitiva, pode ser decisiva”, acredita Zé Nuno, para quem, no cerne da questão estará o contexto actual vivido pelo Sporting internamente. Isso, mais do que o calendário teoricamente difícil (os leões ainda visitam Guimarães, Dragão e Luz), pode jogar a favor dos guerreiros.

“Na minha opinião, o que mais perturba o Sporting é ele próprio e não apenas os adversários. Até nesse plano, na minha perspectiva, o SC Braga tem vantagem. Está mais estável, tem um plantel mais equilibrado e mais preparado para aquilo que aí vem. Por outro lado, o Sporting vive em constante turbilhão e com muitas dificuldades a vários níveis. Isso é mais determinante do que o próprio calendário.

Comparando a condição interna de uma e outra equipa, o SC Braga parece-me que tem vantagem”, notou, sem dar muita relevância à questão de jogar antes ou depois do adversário (nos próximos três jogos, o SC Braga entra em campo já sabendo os resultados do Sporting).

“O importante é que, faltando dez jogos para acabar o campeonato, o SC Braga depende de si próprio para garantir o 3.º lugar. Esse é que é um factor determinante. Depois, jogar antes ou depois, tem prós e contras. Obviamente que o adversário não vencendo há uma motivação maior para ver essa vantagem crescer”, concluiu.

“Sinceramente, não estou à espera de grandes espectáculos de futebol”

Quando regressar a competição, na próxima semana, já terão passado quase três meses desde o último jogo disputado na I Liga. Essa paragem prolongada, naturalmente, fez com que os jogadores perdessem algum do ritmo competitivo e, para Zé Nuno Azevedo, ninguém pode estar à espera de bons espectáculos, tendo em conta também o facto de a atmosfera envolvente, sem a presença de público, não ajudar.

“Inicialmente falava-se na possibilidade de se jogar de três em três dias. Isso não vai acontecer, o que vai permitir minimizar a perspectiva de mais lesões e mais problemas. Desejo que os jogadores e as estruturas tenham a capacidade para poder recuperar fisicamente e, com isso, poder fazer bons jogos. Mas que ninguém espere equipas a 'top', com estádio vazios, com o tempo de paragem prolongado…

Não se espere nada de extraordinário. Aquilo que se pode desejar é que os jogadores sejam capazes de proporcionar, via televisão, bons momentos de futebol. Mas, sinceramente, não estou à espera de grandes espectáculos”, lamentou o antigo jogador dos Guerreiros do Minho, que voltou recentemente a assumir o comando técnico do GD Prado, da Pró-Nacional.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho