Braga, terça-feira

Estatuto Editorial

A Rádio Antena Minho orienta-se pelas seguintes directivas, tendo em conta os interesses regionais e locais onde emite:

 

1. No seu conteúdo jornalístico atende, com prioridade, às exigências sócio-culturais, económicas, políticas e desportivas da Região delimitada pelos rios Ave e Minho e dando maior destaque à sua área de localização, ou seja, ao distrito de Braga.

 

2. Compromete-se na defesa dos interesses gerais e na promoção das aspirações legítimas e constitucionais das populações da Região do Minho com maior destaque para o distrito de Braga.

 

3. Prima pelo respeito das normas constitucionais relacionadas com o Direito de Informar e o Direito à Informação, salvaguardando a independência face a quaisquer poderes, isenção e rigor, e preservando a possibilidade de expressão e confronto de diversas correntes de opinião e pensamento.

 

4. Assume os direitos e deveres consignados na Lei de Imprensa, no Estatuto do Jornalista, e na lei da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sem discriminar raças, credos ou ideologias.

 

5. Assume a composição de uma grelha de programas que dê destaque aos grandes acontecimentos da região onde terá como objectivo promover o que existe na região ao nível cultural, desportivo e associativo bem como fomentar o que a nível discográfico se faz na região.

 

6. Promove o exercício do jornalismo, como serviço público, fundado na Vida, Liberdade e Solidariedade, tendo em conta as seguintes opções estratégicas:

 

a) - cooperação com as escolas, desde o ensino básico ao superior;

b) - apoio continuado às actividades culturais dinamizadas por autarquias e associações;

c) - parceria privilegiada com as instituições de voluntariado social e humanitário, IPSS e ONG\'s;

d) - dar voz aos anseios e aspirações das forças vivas e autarquias locais;

e) - aliança com as colectividades regionais, incentivando o pluralismo das modalidades desportivas;

f) - estimular intercâmbio cultural, social e económico entre o Minho e a Galiza.